Muitas empresas buscam aumentar o faturamento, mas se esquecem do lucro, pois não adianta só aumentar o faturamento, a empresa tem que ser lucrativa, temos vários clientes aqui na Louredo Contabilidade, que conforme aumentam o faturamento aumentam as despesas e por conta disso nunca sobra dinheiro.
Por isso você tem que entender o seguinte: faturamento é vaidade, é legal você faturar bastante todos os meses, mas a questão é, sobra dinheiro?
Já o lucro é sanidade, então assim, você aumenta o faturamento, mas você tem que buscar sempre o lucro, o caixa é o dinheiro que sobra, ele é o rei, é ele que manda em tudo, e a raia é a gestão, pois se você não tiver gestão na sua empresa você não vai ter aumento de faturamento e muito menos lucro.
Entendido isso, aqui vão algumas dicas úteis de como você pode aumentar o faturamento da sua empresa.
1- Invista muito em marketing!
Tem duas formas de você trabalhar o marketing, você pode trabalhar com prospecção ativa, você vai buscar as pessoas, ou também pode trabalhar com inbound marketing, não é ativo e passivo, as pessoas te procuram, nessas prospecções imagine assim, você é uma pessoa que vai caçar borboletas, tem duas formas de fazer isso, a primeira você pode pegar a redinha, e sair correndo atrás delas, e você leva as que você consegue pegar, essa é a prospecção ativa, você vai buscar, a segunda é você vai plantar um jardim de acordo com as borboletas e elas vão chegar até você, você não precisa caçar elas, essa é a passiva, o inbound marketing.
Como aliado do inbound marketing, você pode usar o marketing de conteúdo, que é produzir um conteúdo relevante para a sua persona e o marketing de diferenciação, que é realmente se diferenciar, inovar e o marketing de relacionamento, que é realmente criar uma relação, pois as pessoas compram pela emoção.
2 – Aprender a vender!
Você tem que criar uma estratégia de vendas focado no seu cliente ideal, para isso, você precisa aprender técnicas de persuasão e agregar mais valor ao seu produto ou serviço através dela, como já falamos, as pessoas comprar pela emoção, então fale com o lado emocional da pessoa, seja apelando para o desejo dela, ou a dor dela.
Vendas é relacionamento, então se relacione com o seu cliente, personalize o atendimento dele, ofereça uma experiência única no processo de compras, lembre ele de seus desejos ou de sua dor e como seu produto ou serviço podem ajudar, e tire todas as objeções e dúvidas que ele possa ter através de uma apresentação completa, persuasão e provas, como feedbacks de seus compradores. E nunca minta!
3 – Tenha energia, criatividade e coragem!
Não adianta só acreditar em você, você tem energia para fazer? Está disposto a pagar o preço? Está disposto a acordar cedo? Você tem energia para tomar atitudes?!Se você não tiver energia, nada vai acontecer.
Você tem coragem? Você tem coragem para buscar novos negócios? Tem coragem para ligar para aquela pessoa que vai trazer um super contrato para a sua empresa? Ou você vai ficar com vergonha de ligar porque vai achar que está incomodando? Tem que ter coragem, para fechar um contrato com aquela pessoa? Onde ela almoça? Onde ela frequenta? Quem são os amigos? Vai atrás, faça relacionamento, afinal vendas é relacionamento, tenha a coragem de ir buscar.
Você tem que ser uma pessoa criativa, você tem criatividade? Como você vai fazer campanhas, criar produtos novos, a gente vai criar mais para frente aqui escada de produtos, você tem que ter criatividade, e como é que se torna uma pessoa criativa? Se expondo, buscando conhecimento, buscando novas experiências.